A Arábia Saudita rejeitou nesta sexta-feira (18) seu assento como membro não permanente no Conselho de Segurança (CS) da ONU, para o qual foi eleito na quinta-feira (17), até que este organismo seja reformado e acabe com sua "política de dois pesos e duas medidas".
O anúncio foi feito pelo Ministério de Relações Exteriores saudita em comunicado no qual agradece a todos os países que lhe outorgaram sua confiança ao escolher a Arábia Saudita como membro não permanente do CS para o biênio 2014-2015.
"A Arábia Saudita considera que a forma, os mecanismos de trabalho e a atual política de dois pesos e duas medidas no Conselho de Segurança impedem que este cumpra com seus deveres e enfrente sua responsabilidade da forma adequada para manter a segurança e a paz", assinalou Riad.
"Por isso essa situação afetou a segurança e a paz, ampliou a injustiça nos povos, usurpou seus direitos e estendeu os conflitos e guerras em diversas regiões do mundo", indica o reino saudita na nota.
A Assembleia Geral da ONU escolheu ontem, com 176 votos a favor, a Arábia Saudita como membro não permanente do Conselho de Segurança, junto com Chile, Chade, Nigéria e Lituânia.
A Assembleia Geral renova a cada ano cinco dos dez postos não permanentes do CS que são divididos por regiões geográficas entre Europa Ocidental, Europa Oriental, África, Ásia e América Latina, além dos cinco membros permanentes e com direito a veto (Estados Unidos, Rússia, França, China e Reino Unido).