Um porta-voz do Ministério da Saúde da Argentina informou à emissora americana CNN nesta terça-feira (20) que um navio de carga nas águas do país foi colocado em quarentena e será inspecionado depois que um membro da tripulação apresentou sintomas de mpox.
Segundo a CNN, o cargueiro está ancorado no rio Paraná, perto do porto de San Lorenzo, na região de Rosário, na província de Santa Fé.
Fernando Morales, presidente da Liga Naval Argentina, disse à agência Reuters que o membro da tripulação mencionado apresentava quadro de febre e fraqueza e foi levado para um hospital em San Nicolas. “Lá, eles fizeram alguns testes e disseram que, a princípio, poderia ser mpox”, disse Morales, que afirmou que o diagnóstico ainda não foi confirmado.
Toda a tripulação ficará em quarentena até que haja uma definição.
O navio, com bandeira da Libéria, se chama Ina-Lotte e ainda não foi informado quantas pessoas estão nele. O cargueiro havia passado pelo porto de Santos, no Brasil, e estava na Argentina para pegar um carregamento de soja.
Na semana passada, depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox uma emergência de saúde pública de alcance internacional, a Argentina anunciou que aumentaria controles em portos e fronteiras, medidas que também foram determinadas por outros países latino-americanos, como Colômbia e México.