A Argentina está em festa para comemorar o Bicentenário da República. A Avenida 9 de Julho vai se transformar na noite desta segunda-feira (24) em palco para 120 artistas. na terça-feira (25) o evento será dos políticos quando sete presidentes, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva, vão caminhar da Casa Rosada, que é a sede do governo, até o edifício Cabildo, onde funcionou a administração colonial argentina.

CARREGANDO :)

O governo da presidente, Cristina Kirchner, decretou feriado na terça-feira. Mas clima já é de celebração entre os argentinos. O Calçadão do Bicentenário, uma extensa faixa da Avenida 9 de Julho, recebeu estandes de vários países e telões para exibições artísticas, além de locais para a venda de objetos e comida típicos.

O ponto alto da festa desta segunda-feira será a apresentação de um vídeo no telão sobre os 102 anos do Teatro Colón, um dos maiores e melhores do mundo. Com capacidade para 3 mil pessoas, o teatro é um dos orgulhos dos argentinos. Nele já se apresentaram artistas, como Maria Callas, Astor Pizolla e Luciano Pavarotti. Desde 2006, o teatro está em reformas. A decoração em dourado e vermelho prima pela delicada mescla de estilos.

Publicidade

Além de Lula, já confirmaram presença nas cerimônias de amanhã os presidentes Evo Morales, da Bolívia; Fernando Lugo, do Paraguai; José Mujica, do Uruguai; e Sebastián Piñera, do Chile. À noite, Kirchner vai oferecer um jantar para os presidentes. Lula deve desembarcar em Buenos Aires no começo da tarde de amanhã.

O transporte público em Buenos Aires será gratuito amanhã para facilitar o deslocamento da população para os diversos pontos da capital onde serão feitas as cerimônias e os espetáculos em comemoração ao Bicentenário.