• Carregando...

O grupo

Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países.

Permanentes

EUAReino UnidoFrançaRússia China

Temporários

ArgentinaGuatemala Austrália RuandaCoreia do Sul Luxemburgo AzerbaijãoMarrocosPaquistão Togo

A Argentina foi eleita ontem para ocupar um assento no Conselho de Segurança da ONU para o período 2013-2014, após uma votação na Assembleia Geral das Nações Unidas. A Argentina conquistou 182 votos, muito mais que os dois terços necessários (129) entre os 193 Estados-membros da organização.

A Austrália obteve 140 e Ruanda 154, o necessário para também ser eleitos de maneira automática a partir da primeira votação. Os outros dois assentos não permanentes que se renovam – um pa­­ra a Europa Ocidental e ou­­tros países e outro para a Ásia – passaram por uma segunda votação. Luxemburgo e Finlândia, de um lado, e Coreia do Sul e Camboja, do outro, apareciam como favoritos. Ven­­ceram Luxemburgo e Coreia do Sul.

A Argentina, que se apre­­sentou para suceder a Colôm­­bia em um dos assentos tradicionalmente reservados à América Latina e ao Caribe, não precisou enfrentar nenhum país da região, o que fez com que sua escolha estivesse praticamente garantida de antemão.

Os outros cinco membros não permanentes são Azer­­baijão, Guatemala, Marrocos, Paquistão e Togo. Seus mandatos terminarão em 2013.

O Conselho de Segurança da ONU tem no total 15 membros, cinco deles permanentes com direito a veto (França, Eua, Rússia, China e Grã-Bre­­tanha), em uma configuração que representa o equilíbrio de forças que surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]