A Argentina iniciou um processo judicial contra cinco empresas, sendo três britânicas, que exploram petróleo e gás nas ilhas Malvinas, elevando as tensões em uma disputa diplomática sobre a soberania das ilhas.
O ministro argentino para as Malvinas, conhecidas como Falklands na Grã-Bretanha, anunciou ontem o início da ação judicial em Londres, dizendo que um juiz em Rio Grande, na Argentina, concordou em assumir o caso.
As principais empresas envolvidas na exploração nas Malvinas são Premier Oil, Noble Energy, Falkland Oil and Gas, Rockhopper e Edison International.
Daniel Filmus disse em entrevista na residência do embaixador argentino em Londres que seu país estava determinado a usar o direito internacional e nacional para prosseguir com o caso. Ele disse que o processo foi interposto contra três empresas listadas na Grã-Bratenha e duas empresas listadas nos Estados Unidos.
No início do mês, as empresas Premier Oil e Falkland Oil and Gas iniciaram suas campanhas de perfuração de 2015, ao anunciarem que tinham encontrado petróleo e gás no primeiro poço em um programa de nove meses.