As autoridades de saúde da Argentina confirmaram nesta segunda-feira (30) que foram registrados mais de 4.000 casos de dengue neste ano. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypty, a enfermidade pode ser mortal.
O Ministério da Saúde da Argentina disse em comunicado que 3.707 casos são autóctones, isto é, as pessoas contraíram a doença nos municípios onde residem. Outros 434 casos são importados.
Até agora, foram registrados três casos de dengue hemorrágica, que ocorre quando o mosquito pica uma pessoa que já tem a doença e o paciente, ao não receber tratamento adequado, assiste à evolução da patologia para o tipo hemorrágico. Dois dos infectados faleceram.
A epidemia de dengue na Argentina afeta principalmente o norte do país. Na província do Chaco, mil quilômetros ao norte de Buenos Aires, foram registrados 1.527 casos. Na província de Salta, também no norte, foram registrados 1.025 casos. Os especialistas asseguram que a epidemia da Argentina está vinculada à da Bolívia, que faz fronteira com o país ao norte. Na Bolívia, já foram notificados 51.000 casos de dengue em 2009.
Foram registrados também 109 casos na cidade de Buenos Aires e 45 na província de Buenos Aires, mas foram todos casos "importados" de pessoas que foram contaminadas no norte do país. As informações são da Associated Press.