Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições na Argentina

Argentina registra alto índice de abstenção após fechamento de centros de votação

Justiça Eleitoral da Argentina registra abstenção recorde nas urnas, em meio a eleição acirrada entre peronismo e a proposta libertária de Javier Milei (Foto: EFE/ Enrique García Medina)

Ouça este conteúdo

Os centros de votação das eleições presidenciais da Argentina encerraram as atividades na tarde deste domingo (22), com o maior índice de abstenção desde o retorno da democracia no país.

A Justiça Eleitoral afirmou que os números não estão atualizados com os eleitores que ingressaram nos locais de votação em horários próximos às 18h e aguardavam na fila para votar.

Mesmo assim, seriam necessários dois pontos para superar a marca deixada pelas eleições de 2007, quando Cristina Kirchner foi eleita, pela primeira vez. À época, apenas 76,2% dos votantes compareceram às urnas.

Apesar do recorde de abstenção, a Justiça Eleitoral afirmou que mais eleitores compareceram nas urnas hoje do que nas primárias de agosto. A participação dos argentinos neste domingo chegou a 74%, enquanto nas prévias, foi de 69% da população apta a votar.

De acordo com o jornal argentino Clarín, o dia foi relativamente calmo nos locais de votação, com alguns episódios de denúncias envolvendo roubo ou adulteração de cédulas nos subúrbios de Buenos Aires.

A previsão da Justiça Eleitoral para que os primeiros resultados sejam divulgados é 22h, como aconteceu nas primárias.

“Temos o mesmo desafio da PASO, que é ter os resultados o mais rápido possível. Esperamos ter um resultado consolidado e representativo, em um horário semelhante ao das primárias de agosto, por volta das 22h”, afirmou o chefe da Direção Nacional Eleitoral (DINE, na sigla em espanhol), Marcos Schiavi.

Os resultados provisórios divulgados na noite deste domingo (22) não têm validade jurídica. Segundo Schiavi, a única finalidade deles é “informar os cidadãos” sobre a votação.

A apuração final das eleições é realizada pela Justiça Nacional Eleitoral e começa 48 horas após o término do pleito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.