Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Descoberta

Arqueólogos acham túnel da época de Jesus

Uma equipe de arqueólogos descobriu em Jerusalém um túnel de 70 metros que data da época de Jesus Cristo, anunciou neste domingo o Departamento israelense de Antigüidades.

O túnel teria sido utilizado pelos habitantes de Jerusalém para fugir da cidade durante o cerco romano no ano 70, apesar de, na realidade, se tratar, segundo o arqueólogo Eli Shukrun, "do principal túnel que servia para drenar a água na antiguidade e que cruza com a principal rua da cidade".

"O túnel se encontra em excelente estado de conservação e foi descoberto por acaso, há duas semanas, durante uma escavação na Cidade de David, na parte antiga da capital israelense, que atualmente é o bairro palestino de Silwan", explicou Shukrun.

Em alguns trechos, o túnel tem três metros de altura, está consolidado por pedras perfeitamente alinhadas e vai da piscina de Shilo a uns 10 metros a oeste do Muro das Lamentações, último vestígio do templo judeu destruído pelos romanos no ano 70 dC.

No túnel foram encontrados moedas, lâmpadas de azeite e fragmentos de vasilhas da época romana.

Segundo o historiador Flávio Josefo, do século I, o túnel serviu aos habitantes de Jerusalém para fugir ou se esconder durante o cerco romano.

"O importante desta descoberta é que nos permitirá aumentar nossos conhecimentos sobre a vida cotidiana da Jerusalém daquela época", afirmou o arqueólogo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros