Peças encontradas em latrinas são originárias do século XVIII| Foto: Reprodução/Commonwealth Heritage Group

Arqueologistas encontraram 82 mil artefatos enterrados em valas no estado da Filadélfia, nos Estados Unidos. A maioria dos objetos datam do período da Revolução Americana (ano de 1776) e incluem uma quantidade imensa de vidros, porcelanas e peças em barro. As informações são do jornal Huffington Post.

CARREGANDO :)

Os tesouros foram descobertos em doze valas de tijolo, que na época eram usadas como latrinas e local para descarte de lixo, segundo um relatório de arqueologistas do Commonwealth Heritage Group.

Os arqueologistas começaram a encontrar as peças em 2014, enquanto trabalhavam escavando a terra para transformá-la no Museu da Revolução Americana, estrutura que será inaugurada no próximo outono. O local fica a duas quadras do Independence Hall - onde a Declaração de Independência dos Estados Unidos e a Constituição Americana foram debatidas e adotadas.

Publicidade

A maioria dos artefatos era uma coleção de objetos de barro vermelho feitos por ceramistas locais. De acordo com o Huffington Post, eles foram identificados como originários de meados do século XVIII.

Uma peça curiosa encontrada é uma tigela inglesa feita para ponche, que acredita-se que tenha vindo de uma taberna ilegal da região. O objeto apresenta uma imagem do navio Tryphena, que foi usado para transportar a petição dos colonos contra a Lei do Selo da Filadélfia até Liverpool em 1765.

Dejetos históricos

Além das peças, também foi encontrada uma grande quantidade de lixo acumulado, incluindo mais de 1400 sementes de frutas, a maioria de cerejas. Os caroços deram a entender que havia algum tipo de produção de confeitaria no local, mas nenhum objeto para panificação estava entre os achados. A leva de dejetos trouxe o esqueleto de dois guaxinins, 66 pássaros, peixes e outros animais, que provavelmente teriam servido como alimento.

Eventualmente as valas foram lacradas pela população da época, e acabaram ficando esquecidas embaixo da terra. Algumas peças da coleção serão exibidas no Museu da Revolução Americana, que abrirá ao público em abril de 2017.

Tigela de ponche com a frase “Sucesso ao Tryphena” caracteriza um navio que os colonos dos Estados Unidos utilizaram em 1700.
Caneca alemã com detalhes finos apresenta ótimas condições, mesmo tendo ficada enterrada por séculos.
Pedra exibe o brasão real britânico.
Arqueólogos relataram a descoberta de 82.000 artefatos ao longo de escavação que começou em 2014.
A equipe arqueológica remontou esta placa de barro vermelho.
As valas que continham os tesouros descartados permaneceram seladas até o inicio das escavações, em 2014.
Jarros e garrafas de vinho que teriam vindo de uma taberna ilegal da região.
A maioria dos artefatos encontrados, como estas placas, estavam em 12 latrinas revestidas de tijolos que serviram como latrinas e recipientes de lixo.

Colaborou: Cecília Tümler

Publicidade