Arqueólogos descobriram uma versão em madeira do monumento pré-histórico britânico de Stonehenge, disse o líder do projeto à Reuters nesta quinta-feira.
Usando um radar, os arqueólogos encontraram uma vala circular a menos de um quilômetro de distância do círculo de pedra, que se acredita seja datado do período Neolítico, de 2 mil a 4 mil anos atrás.
"Esse achado é extraordinário", disse o líder do projeto, Vince Gaffney, professor de arqueologia da Universidade de Birmingham. "Isso mudará completamente a forma sobre como pensamos a paisagem ao redor de Stonehenge."
A vala tem depressões internas de cerca de 1 metro de largura que pode ter abrigado pilares de madeira. Ela mede 25 metros de diâmetro, só cinco metros a menos que Stonehenge.
"A partir do formato geral, suporíamos que isso date da época de quando Stonehenge estava aparecendo", disse Gaffney.
"Esse é provavelmente o primeiro grande monumento cerimonial encontrado nos últimos 50 anos, mais ou menos."
É provável que os dois tenham sido construídos por volta da mesma época, acrescentou Gaffney.
Imagens de radar mostram que a estrutura de madeira tem duas entradas e dentro o círculo é um banco funerário provavelmente erguido mais tarde."Nós não escavaremos. Essa é escavação virtual. Não conseguiríamos escavar nessa escala, de qualquer forma", disse Gaffney.
Ele acredita que a equipe descobrirá mais restos no sítio, à medida que o projeto prosseguir.
"Não tenho dúvida. Stonehenge não está só. Temos um cenário virtual imenso (a explorar)", acrescentou.
Há muita especulação sobre o uso de Stonehenge, indo de rituais de sacrifício à astronomia.