Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
4.300 anos de história

Arqueólogos encontram torres fortificadas no maior povoado neolítico da China

Um grupo de arqueólogos descobriu no centro da China duas torres fortificadas que defendiam o maior povoado neolítico conhecido até o momento no país, com 4.300 anos de antiguidade, informou nesta sexta-feira a imprensa oficial.

As construções, uma delas de três metros de altura e outra de quatro, foram descobertas em escavações realizadas nos dias 27 e 28 de novembro nas ruínas de Shimao, povoado neolítico descoberto por arqueólogos em 1976.

O subdiretor do Instituto de Arqueologia de Shaanxi, Su Zhouyong, um dos responsáveis pelas escavações, assinalou que a descoberta marca um antes e um depois no estudo dos prédios fortificados na antiga civilização chinesa.

As primeiras ruínas descobertas em Shimao há 37 anos mostravam que a região tinha sido no Neolítico um pequeno povoado, mas novas descobertas em décadas posteriores mostraram que se tratava de uma grande cidade.

Em 2012, os especialistas avaliaram a extensão total da antiga população em 4,25 quilômetros quadrados.

A cidade foi abandonada 300 anos após sua construção, ainda durante a dinastia Xia, primeira da China da qual se têm registros escritos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros