Entenda como vai funcionar o decreto sobre imigração anunciado na quinta-feira (20) pelo presidente dos EUA, Barack Obama:
O processoCerca de 4,1 milhões de imigrantes sem documentos poderão solicitar, a partir de março do ano que vem, uma permissão de trabalho de três anos, e uma proteção contra a deportação, mas terão de passar a pagar impostos.
Quem podeImigrantes presentes em território americano há pelo menos cinco anos ou que têm um filho com cidadania americana ou residência permanente terão autorização para trabalhar.
Proteção aos filhosO programa lançado por Obama em 2012 que evita a deportação de imigrantes que chegaram nos EUA ainda crianças até 2007 deve ser ampliado para ilegais que entraram no país até 2010. Cerca de 250 mil pessoas devem ser beneficiadas.
Prioridades na deportaçãoAs autoridades federais concentrarão seus recursos em expulsar os imigrantes em situação irregular considerados perigosos, detidos na fronteira ou que chegaram a partir de 1º de janeiro de 2014.
Segurança na fronteiraMais recursos serão destinados para proteger a fronteira entre Estados Unidos e México.
Aumento salarialOficiais do serviço de imigração e fronteira passam a desempenhar papel mais relevante nas novas leis imigratórias e terão aumentos salariais.
Mais qualificadosO governo irá aumentar a entrega de vistos a trabalhadores muito qualificados e estudantes cientistas, o que poderá abranger 500 mil pessoas.
EmpresasAjustes sugeridos por empresários devem ser implementados, como um programa de liberdade sob fiança que poderia beneficiar milhares de indivíduos.
Green CardSerão atenuadas as condições para a solicitação do visto permanente americano para quem entrou ilegalmente no país.