Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Síria

Assad garante que não renunciará ao poder

Ditador também afirmou que pode se apresentar à reeleição em 2014, "se o povo desejar"

O ditador sírio, Bashar al-Assad, assegurou nesta quinta-feira (30) que não renunciará a seus poderes, como exige a oposição. Ele também afirmou que se o povo desejar, se apresentará à reeleição em 2014.

"Esta questão será decidida no momento oportuno (...) Se eu sentir que há uma necessidade de me candidatar, e isso será decidido depois de consultar o povo, não hesitarei em fazê-lo", declarou o ditador, que enfrenta uma rebelião desde março de 2011.

Em entrevista transmitida hoje pela rede de televisão libanesa Al- Manar, Assad rejeitou a abordagem da oposição e seus aliados de "um governo interino com um presidente que não desempenhe nenhum papel", um dos assuntos que serão tratados na Conferência de Genebra, que, segundo o presidente, tem "uma grande probabilidade de fracassar".

Assad afirmou também que existe na Síria "uma verdadeira pressão popular" para a abertura de uma frente nas Colinas de Golã contra Israel, que ocupa a região desde 1967.

"Há uma pressão popular clara para abrir a frente de resistência (contra Israel) em Golã (...) Há vários fatores, (incluindo) as repetidas agressões israelenses", disse o ditador na entrevista.

A repressão às manifestações desencadeadas em meio à Primavera Árabe transformou a onda de contestação na Síria em um conflito armado que já deixou mais de 94 mil mortos, segundo uma ONG do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.