Senadores americanos ouvem Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, em audiência sobre como reabrir a economia do país com segurança, 12 de maio de 2020| Foto: Win McNamee/ Getty Images/ AFP
Ouça este conteúdo

Anthony Fauci, o principal especialista de saúde pública do governo do presidente americano Donald Trump, alertou o Senado nesta terça-feira (12) que "as consequências podem ser muito sérias", com novos surtos de coronavírus, se os Estados Unidos reduzirem as medidas de combate à pandemia de Covid-19 muito rapidamente.

CARREGANDO :)

"A minha preocupação é que se algumas áreas - cidades, estados, etc - pularem pontos de controle e reabrirem prematuramente, sem ter a capacidade de responder com eficiência, começaremos a ver pequenos picos que podem se tornar surtos", disse Fauci em videoconferência a uma comissão do Senado americano sobre como reabrir a economia dos EUA com segurança. "As consequências podem ser muito sérias", completou.

"Existe um risco real de desencadearmos um surto que talvez não sejamos capaz controlar, o que, paradoxalmente, não apenas levará a sofrimento e mortes que poderiam ser evitadas, mas que poderiam atrasar a trajetória de recuperação da economia", disse Fauci, que também é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA.

Publicidade

Fauci falou aos senadores de sua casa enquanto está isolado após ter tido contato com dois funcionários da Casa Branca que tiveram resultados positivos para Covid-19.

O comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões do Senado americano está ouvindo testemunhos dos membros da força-tarefa da Casa Branca para o combate ao coronavírus sobre como reabrir o país com segurança e fazer com que os cidadãos americanos possam voltar ao trabalho e às escolas.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia do novo coronavírus no momento, com mais de 1,3 milhão de casos confirmados e 82 mil mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins.

A Casa Branca divulgou no mês passado um plano com recomendações para os estados começarem a retomar as atividades econômicas e gradualmente suspender as medidas de isolamento social impostas para conter a pandemia do novo coronavírus. O presidente Donald Trump, além de governadores, vem incentivando os estados a retomarem atividades econômicas. Muitos estados americanos já têm planos para reduzir as restrições de movimento.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade