Consultores do presidente Barack Obama e do provável nomeado a candidato republicano, Mitt Romney, deram declarações no domingo a respeito da criação de empregos num debate que, após a publicação na sexta-feira de dados fracos do mercado de trabalho, promete ser um fator de decisão na eleição de novembro.
Consultores dos candidatos deram declarações no domingo a respeito da criação de empregos num debate que, após a publicação na sexta-feia de dados fracos do mercado de trabalho, promete ser um fator de decisão na eleição de novembro
Ed Gillespie, um consultor sênior para Romney, citando a lei de reforma do sistema de saúde de Obama e uma decisão de suspender um grande duto de petróleo, afirmou no programa de TV "Fox News Sunday" que as políticas representam um desestímulo à criação de empregos.
"O problema é que esta administração e as políticas deste presidente são hostis aos criadore de emprego", afirmou Gillespie.
Ele citou a decisão de Obama de suspender um duto de petróleo que ligaria o Canadá ao Texas para estudar seu impacto ambiental. "A decisão do duto de Keystone... teria tido um impacto imediato na criação de empregos", disse Gillespie.
A notícia na sexta-eira de que o índice de desemprego atingiu 8,2 por cento em maio, ante 8,1 por cento em abril, e que a criação de empregos, de 69 mil postos em maio, foi mais fraca que o esperado é resultado de uma fraca liderança presidencial, afirmou Gillespie.
Já o consultor sênior da campanha de Obama David Axelrod observou durante o programa da CBS "Face the Nation" que o "governador Romney se oferece como criador de emprego, um tipo de oráculo econômico, e ele está falando exatamente a mesma coisa que falou dez anos atrás quando concorreu ao governo de Massachusetts".
"O que aconteceu?", perguntou Axelrod. "Massachusetts caiu para o 47o lugar na criação de empregos. Eles perderam empregos na indústria duas vezes mais que o país como um todo, e criaram empregos numa taxa equivalente a um quinto do resto do país."
"Não foi um legado de um criador de empregos. Ele tinha a filosofia econômica errada, e fracassou", afirmou Axelrod.