A astronauta americana acusada de tentar seqüestrar e assassinar uma mulher que seria sua rival pelo amor de outro astronauta, foi libertada de uma prisão na Flórida nesta terça-feira após pagar uma fiança de US$ 25 mil, disseram testemunhas.
Lisa Nowak, que participou de um vôo do ônibus espacial Discovery no ano passado, foi presa na segunda-feira depois de dirigir 1.529 quilômetros, de Houston até Orlando, para agredir Colleen Shipman, que considerava uma concorrente na disputa pelo afeto do astronauta Bill Oefelein. Segundo a polícia de Orlando, Lisa teria feito a viagem usando peruca preta, óculos escuros e fraldas, para não ter de parar para urinar.
As acusações contra a capitã da Marinha, que é casada e tem três filhos, incluem agressão e tentativa de sequestro. Mas Lisa alega que "só queria assustar" Colleen. Em depoimento à polícia, Lisa descreveu sua ligação com o astronauta Oefelein como ''mais que um relacionamento de trabalho mas menos que um namoro''.
De uniforme de presidiária e algemada, Lisa não falou muito durante sua aparição em vídeo ao tribunal, da prisão de Orange County.
Lisa chegou ao aeroporto de Orlando por volta da meia-noite de domingo. Ela esperou a chegada do vôo de Colleen, que vinha de Houston, e depois a seguiu até o estacionamento armada de um spray de pimenta, um martelo e uma arma de ar comprimido, afirmou a polícia. A astronauta também carregava um canivete, sacos plásticos e cordões de borracha. Colleen percebeu que estava sendo seguida e conseguiu travar as portas do carro e chamar a polícia.
A astronauta então bateu na janela de Colleen, pedindo carona. A mulher abriu a janela apenas o suficiente para ser ouvida, mas foi alvo de um jato de spray que irritou seus olhos, segundo o depoimento. Em sua declaração à polícia, a astronauta disse que não pretendia ferir a rival, mas apenas forçá-la a falar com ela.
Na revista ao carro de Lisa, a polícia encontrou as fraldas que ela disse ter usado para apressar a viagem. Astronautas usam esse tipo de fralda em lançamentos e aterrissagens.
Também foi encontrada uma carta descrevendo o amor de Lisa por Oefelein, emails de Colleen para Oefelein e instruções para chegar à casa de Colleen.
Lisa foi criada em Rockville, Maryland, e se tornou astronauta em 1996. Ela esperou dez anos por seu primeiro vôo ao espaço. Na próxima missão do ônibus espacial, ela deveria ser a principal comentarista, um papel importante para os astronautas que ficam em terra.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF