Moscou O astronauta brasileiro Marcos César Pontes passou bem as primeiras 24 horas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) e concluiu a primeira fase de dois dos oito experimentos de universidades e institutos de pesquisa brasileiros que levou ao espaço, informou ontem, em Moscou, a assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Vera Canfran.
Segundo o primeiro contato de Pontes com o centro de controle da missão, na noite de sábado, o astronauta não se sentiu indiposto em nenhum momento, o que seria normal para um recém-chegado ao espaço. "Marcos Pontes está se sentindo bem e não precisou sequer tomar remédios para enjôo", diz a nota da assessoria do MCT.
Ainda de acordo com o ministério, os experimentos Seeds com sementes de feijão, da Secretaria de Educação de São José dos Campos e Germinação de Sementes em Microgravidade brotação e desenvolvimento de sementes, da Embrapa foram iniciados às 9h30 do sábado (horário de Brasília).
Ontem o brasileiro deu início a outros três experimentos: nuvens de interação protéica, do Centro de Pesquisas Renato Archer, sobre a substância responsável pelo brilho dos vaga-lumes; cromatografia da clorofila, da Secretaria de Educação de São José dos Campos; e minitubos de calor, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os trabalhos podem ser acompanhados por meio das fotos publicadas no site da Agência Espacial Brasileira (www.aeb.gov.br).
Para hoje está prevista uma entrevista coletiva com a nova tripulação da EEI, formada por Pontes, o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov. A entrevista pode ser assistida pela Nasa TV, na internet (www.nasa.gov), a partir das 11h45 horário de Brasília. Às 13h30, Pontes participa do lançamento oficial de um selo comemorativo da Missão Centenário, além de apresentar três medalhas com o mesmo tema, cunhadas pela Casa da Moeda.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião