O astronauta brasileiro Marcos Pontes conversou no início da noite desta quinta-feira, por 16 minutos, com 464 alunos do Sesi e do Senai do Distrito Federal através de um telão instalado na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB). Os estudantes se dividiram em duas salas e fizeram perguntas ao astronauta. Aluno da 5ª série, Igor Vinícius, de 10 anos, quis saber de Marcos Pontes qual era a sensação de estar no espaço e ver a Terra lá de cima.
- Olhar as estrelas, ver o planeta e a passagem da noite para o dia a cada 40 minutos é tão bonito e muda a maneira como a gente pensa o planeta, como pensa a vida - respondeu Marcos Pontes.
O presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi, repassou uma dúvida das crianças sobre a razão de o corpo de Marcos Pontes ficar balançando durante a entrevista. O astronauta riu e se movimentou, levantando as pernas para o lado no ambiente sem gravidade da Estação Espacial Internacional. A platéia riu e aplaudiu.
- Se desta conversa com o Marcos saírem alguns astronautas e alguns cientistas, já pagou esta viagem muitas vezes - disse o presidente da agência.