O astronauta americano Scott Kelly bateu um recorde na última sexta-feira (16), ao acumular 383 dias vivendo no espaço. O atual comandante da Estação Espacial Internacional superou o também americano Mike Fincke, que passou 382 dias fora da Terra. E para comemorar o feito, Kelly publicou em seu Twitter uma série de imagens fantásticas do maior deserto quente do planeta.
“Cruzando o Grande Deserto”, escreveu Kelly em seu Twitter, com as hashtags #Sahara #YearInSpace.
No imaginário, os desertos são formados essencialmente por dunas, mas as imagens tiradas do espaço mostram a complexidade geológica da região. Em algumas, rochas estão aparentes em meio à areia.
As dunas também formam cenários fantásticos quando vistos por cima, como se vê nas fotografias.
Kelly é bastante conhecido no Twitter, com quase 13 milhões de seguidores, principalmente pelas fotografias que poucos privilegiados, como ele, podem capturar.
No dia 29 de outubro, o astronauta irá quebrar outro recorde quando completar 216 dias consecutivos no espaço, superando Michael Lopez-Alegria.
Seguindo o planejamento, Kelly irá retornar à Terra no dia 3 de março do ano que vem, e terá completado 522 dias vivendo no espaço ao longo de quatro missões. E terá, então, superado o russo Valeri Polyakov, atual recordista mundial, com 438 dias em órbita na extinta MIR.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias