Moscou O primeiro astronauta malaio, Sheikh Muszafar Shukor, assinou ontem contrato para sua viagem, em 2007, à Estação Espacial Internacional, anunciou a Agência Espacial Russa (Roscosmos) em comunicado.
A viagem do cosmonauta asiático, de 34 anos, acontecerá em setembro do ano que vem, acrescenta a nota, reproduzida pela agência "Interfax".
Shukor e seu substituto, Fayiz Jaleed, de 26 anos, já passaram por exames médicos. Nos próximos dias, darão início a sua preparação no Centro de Treinamentos de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas, perto de Moscou.
Os dois, que foram selecionados entre mais de 11 mil candidatos,, realizarão experimentos preparados pela Academia de Ciências da Malásia e Roscosmos.
O acordo para a viagem de um astronauta malaio foi alcançado durante a visita a esse país do presidente russo, Vladimir Putin, em 2003. A Rússia se comprometeu a custear o treinamento de um astronauta da Malásia cujo custo supera os US$ 20 milhões, depois que ambos os países assinaram um contrato de venda de caças russos Su-30 a Kuala Lumpur no valor de US$ 920 milhões de dólares.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião