O astronauta russo Serguei Kirkaliov, comandante da décima primeira expedição na Estação Espacial Internacional, bateu nesta terça-feira o recorde de tempo acumulado no espaço com mais de 747 dias e 14 horas. "Krikaliov acordou hoje na ISS recordista", afirmou um porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE) na localidade de Koraliov, a 35 quilômetros a noroeste de Moscou.
O tripulante da ISS superou a marca de 747 dias e 14 horas no espaço estabelecida em vários vôos espaciais pelo astronauta russo Serguei Avdeyev, que ostentou esse recorde durante quase seis anos. Em números absolutos, o novo recorde será conhecido no próximo mês de outubro, quando terminar a décima expedição na ISS e Krikaliov voltar à Terra em companhia de seu colega americano John Philips.
Familiares e amigos vão parabenizar Krikaliov por seu recorde durante uma breve sessão de rádio, antes da rotina habitual a bordo da ISS, situada em uma órbita de mais de 320 quilômetros da Terra. Krikaliov, de 46 anos, é um dos homens mais experientes da brigada de astronautas russos, e o único que saiu ao espaço sendo cidadão soviético e voltou à Terra como russo, porque estava na estação espacial Mir durante o desmoronamento da URSS.
Krikalov viveu na Mir durante 11 meses seguidos e em vôos anteriores em 1988 e 1989 já havia acumulado 151 dias no espaço. Junto com o americano William Shepherd e o russo Yuri Guidzenko, Krikaliov integrou a primeira tripulação que viajou à ISS, em outubro de 2000, e participou em 1998 em um vôo da Estação Espacial quando a plataforma ainda não era habitável.
Segundo o CCVE, Krikaliov e Philips vão trabalhar hoje nos preparativos de um passeio espacial previsto para a noite da próxima quinta-feira.