Astronautas da Discovery mostraram confiança em sua espaçonave neste domingo, depois que engenheiros da Nasa disseram que os problemas encontrados desde o lançamento da semana passada parecem pequenos o suficiente para resistirem à rigorosidade da aterrisagem.
Em uma mensagem por email à tripulação eles disseram que a maioria dos defeitos encontrados nas inspeções feitas após a decolagem não representam perigo para a Discovery e que esperam que poucas questões mais demoradas de segurança também sejam declaradas seguras.
- Certamente não tenho preocupações sobre o retorno - disse a especialista da missão Stephanie Wilson do espaço em uma coletiva de imprensa.
- Espero que dê tudo certo e acho que vai dar - disse o comandante Steve Lindsey.
Uma série de boas notícias sobre as condições da Discovery tem dado à Nasa crescente confiança que seu programa de US$ 1,3 bilhão de atualização da segurança dos ônibus espaciais depois do desastre do Columbia em 2003 é um sucesso.
Este vôo foi visto por muitos na agência espacial americana como um teste decisivo para o problemático programa de ônibus espacial, crítico para finalizar a estação espacial de US$ 100 bilhões, que está pela metade.