Dois astronautas da Estação Espacial Internacional realizaram uma caminhada no espaço na quinta-feira para empacotar cobertores e capas que não são mais necessários para manter o aquecimento de equipamentos.
Foi a terceira caminhada espacial em nove dias e o trabalho mais intenso já tentado pela Nasa, a agência espacial norte-americana, sem a presença da tripulação de um ônibus espacial.
``Vocês fizeram um trabalho excelente'', disse, do Controle da Missão, o coordenador de caminhadas espaciais Chris Looper.
O trabalho dos astronautas Sunita Williams e Michael Lopez-Alegria durou seis horas e meia.
``É um dia lindo'', disse Williams antes de sair da estação para começar sua quarta caminhada espacial, número recorde para uma mulher.
O principal trabalho dos astronautas era de descartar escudos solares que não são mais necessários para manter o aquecimento de equipamentos. A Nasa mudou a orientação da estação em relação ao sol e as altas temperaturas poderiam danificar os sistemas.
Após completar esse serviço, os astronautas conectaram um cabo de energia que permitirá aos ônibus espaciais que se conectem ao sistema elétrico da estação e permaneçam no local por cerca de três dias a mais do que anteriormente.
Durante as duas caminhadas espaciais anteriores, os astronautas instalaram um novo sistema de refrigeração na estação, avaliada em 100 milhões de dólares.