Dois astronautas da Estação Espacial Internacional realizaram uma caminhada no espaço na quinta-feira para empacotar cobertores e capas que não são mais necessários para manter o aquecimento de equipamentos.
Foi a terceira caminhada espacial em nove dias e o trabalho mais intenso já tentado pela Nasa, a agência espacial norte-americana, sem a presença da tripulação de um ônibus espacial.
``Vocês fizeram um trabalho excelente'', disse, do Controle da Missão, o coordenador de caminhadas espaciais Chris Looper.
O trabalho dos astronautas Sunita Williams e Michael Lopez-Alegria durou seis horas e meia.
``É um dia lindo'', disse Williams antes de sair da estação para começar sua quarta caminhada espacial, número recorde para uma mulher.
O principal trabalho dos astronautas era de descartar escudos solares que não são mais necessários para manter o aquecimento de equipamentos. A Nasa mudou a orientação da estação em relação ao sol e as altas temperaturas poderiam danificar os sistemas.
Após completar esse serviço, os astronautas conectaram um cabo de energia que permitirá aos ônibus espaciais que se conectem ao sistema elétrico da estação e permaneçam no local por cerca de três dias a mais do que anteriormente.
Durante as duas caminhadas espaciais anteriores, os astronautas instalaram um novo sistema de refrigeração na estação, avaliada em 100 milhões de dólares.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar mais desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; acompanhe o Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”