Dois astronautas da Estação Espacial Internacional fizeram uma caminhada de 6 horas e meia na quinta-feira a fim de preparar o complexo para expansões futuras.
Jeffrey Willliams, da Nasa, e Thomas Reiter, da Agência Espacial Européia, ambos astronautas com experiência em caminhadas espaciais, saíram da câmara de compressão americana às 10h04m, quando o módulo orbitava sobre a Austrália e o sudeste asiático.
Sua principal tarefa era substituir equipamentos quebrados na estrutura que será o principal sistema de resfriamento da estação.
A Nasa planejava conectar as novas vias de resfriamento da estação há mais de três anos, mas todas as viagens espaciais foram canceladas depois do acidente fatal com o Columbia, em 1o de fevereiro de 2003.
A agência também acrescentou dois vôos para testar melhorias de segurança, solicitados depois do acidente.
Após o retorno da nave Discovery, no mês passado, depois que o equipamento foi colocado em funcionamento e manutenções foram realizadas com sucesso, a Nasa liberou sua frota de aeronaves para retomar a montagem da Estação Espacial de US$ 100 bilhões.
A nave Atlantis deve ser lançada entre 27 de agosto e 7 de setembro para levar um novo conjunto de dispositivos de energia solar para a estação. A Discovery deve levar mais equipamentos em dezembro.
A Nasa planeja 16 missões de construção da estação antes que a frota de aeronaves seja aposentada, em 2010.
As novas vias de resfriamento da estação têm que ficar prontas antes do próximo vôo da Discovery, em dezembro, durante o qual o novo sistema será colocado em funcionamento.
Os astronautas também planejam instalar dois experimentos que vão ajudar os engenheiros a avaliar o ambiente espacial.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião