O astronauta russo Pável Vinogradov e o americano Jeffrey Williams concluíram nesta sexta-feira uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional (ISS) que durou mais que o tempo previsto.
"Vinogradov e Williams retornaram à eclusa Pirs às 9h19m de Moscou (2h10m de Brasília)", informou Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia, citado pela agência oficial russa Itar-Tass.
Foi a sexta caminhada espacial para Vinogradov e a segunda de Williams. Os dois são tripulantes da 13ª expedição permanente, a ISS-13, e viajaram até a Estação Espacial na companhia do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que retornou a Terra em abril.
O Centro de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia autorizou nesta sexta-feira o prolongamento da caminhada espacial, que começou às 2h40m de Moscou (19h40m de quinta-feira em Brasília). No lugar das cinco horas e quarenta minutos previstas inicialmente, durou seis horas e 30 minutos.
- Os astronautas necessitaram de mais tempo para irem do módulo russo até o americano - explicou o porta-voz à agência Itar-Tass.
Na caminhada, Vinográdov e Williams consertaram uma válvula do sistema Elektron, um dos principais equipamentos que geram o oxigênio na ISS, destacou Lindin. Eles também instalaram e desmontaram materiais das experiências científicas Kromka e Biorisk.
Na tarefa final da caminhada, os dois astronautas, no módulo americano Unity, substituíram uma câmara avariada e instalaram uma nova no sistema de transporte do braço robótico Canadarm-2.