• Carregando...
 | Lizabeth Menzies/AFP
| Foto: Lizabeth Menzies/AFP

Diante da previsão de chegada de mais naves privadas à Estação Espacial Internacional (ISS) nos próximos dois anos, dois astronautas americanos iniciaram nesta sexta-feira (19) uma saída ao espaço para instalar um sistema especial de atracação.

A saída começou às 08h04 (09h04 de Brasília) quando Jeff Williams e Kate Rubins conectaram suas roupas especiais as suas baterias internas. Pouco depois saíram do laboratório orbital para começar a instalar um adaptador de acoplamento internacional, levado pela nave de carga SpaceX Dragon no mês passado.

Buracos negros não são totalmente escuros

Leia a matéria completa

A Nasa descreve o equipamento como “uma metafórica saída ao futuro” que permitirá que uma nova geração de aeronaves americanas - a primeira desde o fim do programa de transporte espacial em 2011 - leve astronautas à ISS.

O adaptador de acoplamento será o primeiro dos dois com os quais a estação contará. A instalação do segundo está prevista para 2018.

O diretor de operações integradas da ISS, Kenneth Todd, classificou a instalação de sexta-feira como “um importante marco no caminho ao estabelecimento de capacidade comercial” da estação.

Construído pela Boeing, o adaptador é uma espécie de anel de 1,6 metro de comprimento por um metro de largura, que servirá principalmente para o estacionamento dos CST-100 Starliner da Boeing e do Crew Dragon da SpaceX, duas naves especiais atualmente em construção que levarão os astronautas à ISS.

O atracadouro é mais sofisticado que o equipamento anterior manejado pelos astronautas, já que permitirá o estacionamento automático das aeronaves.

Também terá conexões que permitirão à ISS compartilhar energia e informação com a nave.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]