O cosmonauta russo Mikhail Tyurin e o astronauta americano Michael López-Alegria concluíram nesta quinta-feira (23) uma caminhada espacial no lado externo da Estação Espacial Internacional (ISS). O procedimento correu bem e permitiu tempo para trabalhos de manutenção e uma prevista tacada de golfe. "Tyurin e López-Alegria concluíram sua saída espacial e cumpriram a maior parte dos trabalhos previstos", disse Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia à agência Itar-Tass.
A caminhada começou às 22h17 (de Brasília) de quarta-feira, com mais de uma hora de atraso devido a problemas no sistema de refrigeração do traje espacial de Tyurin. Por isso o CCVE alterou o programa de atividades, explicou Lindin.
O terceiro tripulante da ISS, o alemão Thomas Reiter, permaneceu a bordo, acompanhando a caminhada e monitorando os sistemas da estação.
Apesar da demora e dos problemas, Tyurin se tornou o primeiro ser humano a dar uma tacada de golfe da órbita terrestre. A façanha será incluída no "Livro Guinness dos Recordes".
"Tyurin deu a tacada num instante, mas demorou mais de meia hora para se preparar", disse Lindin. Ele acrescentou que López-Alegria precisou mudar de posição várias vezes para fotografar a cena.
No espaço, as regras foram diferentes. Tyurin segurou o taco com uma só mão. A bola de apenas três gramas partiu em sentido oposto ao da ISS.
Antes da sua missão, Tyurin disse à imprensa que nunca tinha jogado golfe, mas astros do esporte tinham dado a ele suas recomendações para a tacada em órbita.
"Além de conselhos técnicos, eles me explicaram o sentido do esporte. O golfe é como um mundo à parte", comentou.
A demonstração de Tyurin faz parte de uma campanha comercial, segundo um acordo entre a agência espacial russa Roskosmos e uma empresa canadense de artigos esportivos.
O anúncio, cujo preço não foi revelado, vai mostrar a segunda demonstração de golfe no espaço. A primeira ocorreu na superfície da Lua, com o americano Alan Shepard, comandante da missão Apolo 14, em 1971, com a colaboração da mesma companhia canadense.
Executivos da empresa afirmaram que o anúncio comemora o 35º aniversário do anterior.
Após a gravação do anúncio, López-Alegria e Tyurin instalaram um instrumento para a detecção dos fluxos de nêutrons na parte exterior do módulo russo Zvezda.
Também reinstalaram a antena WAL2 para o acoplamento das naves automáticas de carga européias ATV, e inspecionaram uma das antenas exteriores no cargueiro Progress M-58, provável causa dos problemas durante o seu acoplamento à ISS em outubro.
"Apesar dos inconvenientes, podemos afirmar que a caminhada espacial foi bem-sucedida", disse Lindin.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas