Cabo Canaveral, EUA Dois astronautas que tripulam a Estação Espacial Internacional (ISS) deixaram o posto avançado ontem para a terceira e última caminhada espacial de uma série, para realizar reformas no sistema de aquecimento. Foi a terceira expedição em nove dias o trabalho mais intenso já tentado pela Nasa sem que haja uma tripulação de ônibus espacial presente. Os astronautas Sunita Williams e Michael Lopez-Alegria abriram a escotilha da estação às 11h26 (horário de Brasília), cerca de meia hora mais cedo que o previsto.
"Está um dia lindo", disse William, quando olhou para o espaço ao sair da estação. Como a posição da estação mudou, os revestimentos que cobriam os equipamentos para aquecê-los já não são necessários, e podem até causar superaquecimento quando estiverem sob o Sol.
O plano era de dobrar as cobertas duas delas são maiores que lençóis de camas king size e jogá-las no espaço, para que elas entrem em combustão ao reentrar na atmosfera terrestre. Williams, em sua quarta saída ao espaço, é agora a detentora do recorde de mais tempo em passeios espaciais para uma mulher.