Dois dos sete astronautas da espaçonave Discovery realizaram, nesta segunda-feira, a segunda caminhada espacial da missão. A tarefa era consertar um giroscópio da Estação Espacial Internacional.
Inicialmente, a Nasa planejou três atividades extra-veiculares, como são oficialmente chamadas as caminhadas espaciais. No entanto, uma quarta está sendo estudada. A Nasa acredita ser possível consertar o escudo térmico da espaçonave Discovery. Será a primeira vez que a agência ordena a realização de uma caminhada espacial a mais para reparar danos em uma de suas espaçonaves.
Os astronautas Steve Robinson e o japonês Soichi Noguchi levaram seis horas e meia para retirar o giroscópio estragado da estação, que está acoplada ao ônibus espacial a 352 quilômetros da Terra.
- Posso vê-los pela janela que está sob minha cabeça - disse a comandante do Discovery, Eileen Collins, aos astronautas. - Eu vejo bem vocês.
Depois de desparafusar o velho giroscópio, Robinson o tirou e esperou que Noguchi, que estava no braço-robô da estação espacial, entrasse em posição para levar o aparelho.
- Não é fácil para mim segurar essa porcaria - disse Robinson, abraçando o giroscópio de 300 quilos.
Em seguida, notando que Noguchi se aproximava no braço, brincou: "Você tem o ingresso para dar início ao passeio".
Noguchi depositou o giroscópio numa plataforma, enquanto o novo aparelho era colocado na estação. O antigo foi empacotado e posto no comboio de carga da Discovery, para que seja analisado em sua volta à Terra.
Antes de voltar para dentro da espaçonave, os astronautas preparam alguns instrumentos que também devem ser necessários para uma operação não programada de conserto da proteção térmica do ônibus espacial, durante a terceira caminhada ou até mesmo em uma quarta.
A estação espacial tem quatro giroscópios, mas só dois funcionavam antes da chegada do Discovery. Robinson e Noguchi consertaram o outro no domingo, na primeira caminhada espacial.A estação espacial, que custa US$ 945 milhões de dólares, pode manter sua posição com dois giroscópios, mas se só um deles estivesse funcionando, a tripulação da estação teria que acionar os propulsores, que queimam um combustível valiosíssimo.
A dupla vai realizar a terceira caminhada espacial nesta quarta-feira para instalar uma plataforma de armazenamento fora da estação.
A Nasa disse neste domingo que poderia solicitar um conserto sem precedentes na proteção térmica durante a saída espacial. A quarta caminhada espacial pode ocorrer na quinta-feira.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura