Os astronautas do ônibus espacial Discovery Robert Curbeam e Christer Fuglesang concluíram nesta quinta-feira sem problemas a segunda caminhada de sua missão na Estação Espacial Internacional (ISS) para reconfigurar seu sistema elétrico.
- Foram executadas todas as tarefas - disse o controle da missão no Centro Johnson de Vôos Espaciais da Nasa.
Durante a caminhada de cinco horas, Curbeam e Fuglesang também fizeram consertos e instalaram equipamentos na ISS, que está em órbita a quase 400 quilômetros da superfície terrestre. Seu trabalho foi coordenado na ISS pelo piloto Bill Oefelein.
Enquanto isso, a engenheira Sunita Williams manejava os controles do braço robótico da nave. Outros membros da tripulação do Discovery e da ISS continuavam transferindo a carga levada ao complexo espacial pela nave.
A reconfiguração para aproveitar os painéis solares instalados em setembro duplicará o fornecimento de energia elétrica e permitirá o funcionamento de laboratórios construídos pela Agência Espacial Européia e Japão, que serão levados para o complexo no próximo ano.
- É um grande avanço, que permitirá uma tripulação de seis pessoas na ISS para atingir os objetivos originais - disse Kirk Shireman, subdiretor de programas da ISS.
A Nasa afirmou que serão necessárias mais 13 missões para completar a construção da ISS, uma empresa conjunta da agência espacial americana com a Agência Espacial Européia, Rússia, Japão e Canadá.
A próxima caminhada espacial dos astronautas está prevista para sábado, com a instalação de um novo módulo na estação.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião