Houston, Estados Unidos (Reuters) – Em um passeio espacial, o segundo da missão Discovery, dois astronautas substituíram ontem um dispositivo de navegação da Estação Espacial Internacional. Agora, a dupla chefiada pela comandante Eileen Collins se prepara para a inédita aventura de consertar a camada protetora do ônibus espacial Discovery. No segundo dos três passeios espaciais programados para a missão – e a primeira de um ônibus espacial desde o desastre com o Columbia, em fevereiro de 2003 –, os astronautas Soichi Noguchi e Steve Robinson removeram um dos quatro giroscópios da estação e colocaram um novo.

CARREGANDO :)

Os giroscópios mantêm a estação na posição correta no espaço, fazendo com que se economize o suprimento limitado de combustível para seus propulsores. Depois de soltar o antigo giroscópio, Robinson o puxou e esperou por Noguchi, que utilizou o braço robótico da estação para carregar o equipamento. "Não é nada fácil para mim segurar isso", disse Robinson, abraçado à peça de 300 quilos.

Noguchi colocou o giroscópio em uma base enquanto o novo equipamento era posto no lugar. O instrumento danificado foi posto na área de carga do ônibus para que engenheiros o analisem quando a nave voltar à Terra.

Publicidade

Antes de voltar ao ônibus espacial, os astronautas procuraram alguns equipamentos na caixa de ferramentas do compartimento de carga para o possível reparo na camada de proteção contra o calor do Discovery, operação que deve ser levada a cabo amanhã. Os gerenciadores da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) estão tentando decidir se a proteção precisa mesmo de reparos antes do retorno do Discovery à Terra, que foi remarcado para o dia 8 de agosto, mas pode ser novamente adiado se a direção da Nasa considerar necessário.