Astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, estão estudando um inusitado planeta que tem três sóis. Descoberto com ajuda do telescópio Keck I, que fica no Havaí, ele foi denominado HD 188753 e está a 149 anos luz da Terra, na constelação de Cygnus.
Segundo o cientista Maciej Konacki, responsável pela descoberta, o planeta seria um lugar muito estranho para ser visitado. Uma espécie de Tatooine, o planeta de Luke Skywalker, herói da trilogia "Guerra nas Estrelas". "Com três sóis, a visão do céu deve ser inimaginável", afirmou o astrônomo em um artigo publicado na edição eletrônica da revista "Nature" nesta quarta-feira.
O cientista contou que a estrela do centro desse sistema é uma bastante semelhante ao nosso Sol. Seu planeta, pelo menos 14% maior que Júpiter, orbita a estrela aproximadamente a cada 80 horas a uma distância de oito milhões de quilômetros, o equivalente a vigésima parte da distância entre a Terra e o Sol.
Duas outras estrelas, muito próximas uma as outras, orbitam o sol central a uma distância que as colocariam entre Saturno e Urano se estivessem no nosso sistema solar.
De acordo com ele, a descoberta pode abalar as teorias já correntes sobre a formação planetária que defendem que esse tipo de planeta jamais deveria ser formado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião