Londres Astrônomos de um grupo internacional anunciaram ontem a descoberta de três novos planetas "extra-solares", que têm tamanhos similares aos de Júpiter.
A descoberta foi feita por membros do instituto Wide Angle Search for Planets (Wasp), por meio de "super câmeras" instaladas na África do Sul e nas Ilhas Canárias, que monitoram estrelas em todo o céu.
Os planetas receberam os nomes de Wasp-3, Wasp-4 e Wasp-5 e dão seqüência à série de descobertas feitas pelo grupo. No ano passado, foram localizados os planetas Wasp-1 e Wasp-2.
Esses planetas são chamados "extra-solares", pois não orbitam em torno do sol. Sua trajetória está associada a estrelas. De acordo com o instituto, mais de 200 planetas como esses são conhecidos pelos astrônomos.
O professor Andrew Collier Cameron, da University of St. Andrews, na Escócia, diz que é muito pouco provável que haja vida nesses três novos planetas. Isso porque a temperatura nesses locais pode chegar a 2.000ºC.
"Todos os três planetas são similares a Júpter, mas eles estão tão próximos de suas estrelas que o ano ali dura menos de dois dias. Eles têm um dos menores períodos orbitais já descobertos", afirma o cientista, em comunicado.
"Estar tão perto de suas estrelas faz com que a temperatura de superfície dos planetas chegue a mais de 2.000ºC, então é improvável que haja vida lá", complementa.
Segundo os astrônomos, estudar esse tipo de planeta permite que os cientistas descubram mais sobre como os sistemas solares se formam.