Grevistas dos Correios fizeram passeata pelo centro de Curitiba| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Mumbai – Os indianos são conhecidos por sua paixão por cinema, mas a Justiça tem sido implacável com os astros-deuses de Bollywood, a indústria cinematográfica sediada na cidade de Mumbai, antiga Bombaim. Dois dos grandes astros de Bollywood foram parar atrás das grades nas últimas semanas.

CARREGANDO :)

Um deles, o veterano Sanjay Dutt, de 48 anos, foi condenado mês passado há seis anos por posse ilegal de uma metralhadora Kalashnikov e uma pistola 9 milímetros. As armas foram compradas de amigos mafiosos de Mumbai. O caso de Dutt causou comoção nos estúdios de Bollywood. Sua sentença foi anunciada no fim de julho: seis anos de cadeia. Ficou três semanas preso na cidade de Pune, e terminou sendo liberado para passar um mês com a família.

Filho de atores de Bollywood, Dutt teve uma juventude complicada: foi viciado em cocaína e heroína. Mas sua imagem rebelde foi amenizada ano passado, quando um filme que protagonizou o transformou em herói: ele fez o papel de um mafioso bonachão que termina cativado pelos ideais de culto à verdade, pregados por Mahatma Gandhi.

Publicidade

Fotos nas primeiras páginas dos jornais mostravam Dutt sendo abraçado por guardas da prisão e políticos de primeiro escalão do estado de Maharashtra.

Nos anos 90, Dutt se envolveu com o maior mafioso da Índia, Daewood Ibrahim, hoje refugiado no Paquistão e incluído na lista da Interpol como um dos maiores terroristas do mundo.

Outro ator que mobiliza multidões na Índia, o saradão Salman Khan, de 41 anos – amigo de Dutt – foi condenado a cinco anos por ter caçado chinkaras – uma espécie de gazela em extinção, em 1998, no estado do Rajastão. As chinkaras estão em extinção e são reverenciadas há séculos pela comunidade hindu bishnoi, no Rajastão.

"Para a gente, matar esse animal é o mesmo que matar uma criança. Nós passamos fome, mas não matamos esse animal", disse Jai Ram Beniwal, um dos representantes da comunidade, ao jornal The Times of India.

Com fama de bad boy na vida real, Salman Khan encarna papéis de galã pelo seu físico. Ele foi preso no dia 25 de agosto na cidade de Jodphur e liberado no dia 31, depois de pagar fiança. Quando chegou ao aeroporto de Jodphur, Khan – que, como os outros atores de Bollywood, mora em Mumbai – foi cercado por fãs, que gritavam: "Longa vida a Salman". Até mesmo mulheres muçulmanas, totalmente cobertas, se acotovelavam para ver o musculoso ator, também muçulmano.

Publicidade

Khan tem também um histórico complicado. Ele é alvo de outro processo, aberto em 2002, quando dirigiu bêbado pelas ruas de Mumbai e atropelou vários moradores de rua, matando um deles. Com fama de conquistador e violento, namorou várias atrizes famosas, inclusive a maior de todas, Ashwaira Ash, ex-miss Universo e grande musa de Bollywood.

"Ele não está sendo punido pelo crime mas por seu status de celebridade", reclamou o pai do ator, Salim Khan.