Câmara deve ter comando feminino
Washington A deputada Nancy Pelosi, de 66 anos, comandou a conquista democrata da Câmara dos Deputados e está muito cotada para ser tornar a primeira mulher a presidir a Casa o que seria o pior pesadelo político do presidente George W. Bush. Líder democrata na Câmara desde 2003, a liberal californiana qualificou as eleições como um referendo sobre o governo Bush, que a convidou para almoçar, hoje. De acordo com a lei dos Estados Unidos, o presidente da Câmara é o segundo na linha de sucessão à Presidência, atrás apenas do vice-presidente.
Muçulmano conquista vaga no Congresso
Minneapolis O democrata Keith Ellison se tornou o primeiro muçulmano a obter uma cadeira no Congresso dos EUA, apesar da forte campanha contra ele centrada em ataques pessoais. "Esta noite fizemos história", disse Ellison, um advogado negro de 43 anos, no discurso de vitória diante de seus seguidores em Minneapolis, no estado de Minnesota, ao tomar conhecimento de sua eleição para a Câmara de Representantes. Nascido em Detroit, em uma família católica, Ellison se converteu ao islamismo aos 19 anos, enquanto cursava a universidade.
Hillary ganha impulso para eleição de 2008
Nova Iorque A democrata Hillary Clinton, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, manteve sua cadeira no Senado pelo Estado de Nova Iorque, confirmando uma popularidade que poderá levá-la a lançar sua candidatura à Casa Branca em 2008. A senadora obteve 67% dos votos contra 31% para John Spencer. Hillary Clinton é uma das mais influentes democratas no Congresso e se converteu numa poderosa máquina coletora de fundos, apesar de ainda não ter anunciado oficialmente sua intenção de participar da eleição presidencial de 2008.
Schwarzenegger é reeleito pelos californianos
Los Angeles O ex-astro de Holywood Arnold Schwarzenegger, 59 anos, obteve grande apoio popular para o segundo mandato como governador da Califórnia. O eterno "Exterminador do Futuro", nascido na Áustria, deu aos republicanos uma das poucas alegrias da eleição de 2006. Schwarzenegger venceu com 63% dos votos seu adversário democrata Phil Angelides, que teve 32% de apoio. Ao lado da esposa, Maria Schriver, e dos quatro filhos, ele declarou: "Que grande vitória para a Califórnia. Uma vez mais depositaram sua confiança em mim e lhes digo: vou proteger seus valores e seus sonhos."