Ao menos duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um ataque realizado nesta sexta-feira (19) no Iraque por “aeronaves desconhecidas” contra uma base do influente grupo paramilitar xiita pró-iraniano Mobilização Popular, informaram à EFE fontes iraquianas do setor de segurança.
O ataque teve como alvo a base de Kalsu, nos arredores da cidade de Babel, cerca de 80 quilômetros ao sul da capital Bagdá e que abriga combatentes da Mobilização Popular, além de militares e policiais iraquianos, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas e que informaram que o número de vítimas corresponde a um “balanço preliminar”.
Uma fonte do governo americano disse à agência Reuters que os Estados Unidos não participaram do ataque.
A Mobilização Popular surgiu de um conjunto de grupos armados, muitos deles próximos do Irã, que depois foram reconhecidos pelo governo do Iraque como uma força de segurança formal.
Parte desses grupos realizou ataques contra alvos americanos no Iraque e na Síria a partir do início da guerra na Faixa de Gaza, em 7 de outubro, devido ao apoio “inabalável” dos EUA a Israel.
Os Estados Unidos responderam com ataques contra bases da Mobilização Popular, que cessou a ofensiva contra alvos americanos em fevereiro. (Com Agência EFE)
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Declaração final do G20 aborda taxação de super-ricos, guerras e regulação de IA
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião