Um ataque de mísseis russos atingiu a base militar ucraniana de Yaroviv (na região de Lviv), próxima da Polônia, na madrugada deste domingo (13). Um balanço das autoridades locais mostrava 35 mortos e 134 feridos no atentado, no início da manhã. A instalação de 360 km quadrados, a menos de 25 quilômetros da fronteira polonesa, é a maior da parte ocidental da Ucrânia e tem servido de acesso a armamentos enviados aos ucranianos por potências do Ocidente.
Linha do tempo: o que aconteceu na guerra da Ucrânia até agora?
Segundo informações do governador regional Maksym Kozytskyy, divulgadas pela agência Reuters, aviões da Rússia dispararam cerca de 30 foguetes contra o Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança de Yavoriv. Alguns deles, disse Kozytskyy, foram interceptados antes de atirar.
A Reuters informou que 19 ambulâncias com sirenes se deslocavam para a região de Yaroviv, enquanto uma fumaça preta subia na área.
Antes da invasão russa, a Ucrânia costumava utilizar essa base para exercícios militares com outros países. Uma autoridade da Otan declarou que não havia pessoas da aliança no local, no momento do atentado.