Grafite com mensagem contra os Estados Unidos em Teerã: ataque no sul do Irã é o segundo grande atentado em menos de um mês no país, em meio a onda de protestos| Foto: EFE/EPA/ABEDIN TAHERKENAREH
Ouça este conteúdo

Pelo menos cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas em um ataque a tiros cometido nesta quarta-feira (16) na cidade de Ize, no sul do Irã, segundo noticiou a imprensa estatal do país.

CARREGANDO :)

Homens armados em motos abriram fogo contra transeuntes e policiais nesta noite (horário local) no mercado central de Ize, na província do Khuzistão, informou a agência de notícias oficial IRNA.

“Um grupo terrorista utilizou uma manifestação de protesto” para realizar o ataque, de acordo com a agência estatal, que não deu mais detalhes sobre o ataque. Entre os cinco mortos estava uma criança, de acordo com a agência ISNA.

Publicidade

No final de outubro, ocorreu outro ataque a tiros em um mausoléu na cidade de Shiraz, deixando 15 mortos. As autoridades iranianas prenderam 26 cidadãos de Azerbaijão, Tadjiquistão e Afeganistão por suposto envolvimento nesse ataque, que foi reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

O tiroteio ocorre em meio a protestos que sacodem o Irã desde a morte de Masha Amini, em 16 de setembro, depois de ter sido detida três dias antes pela polícia por supostamente usar incorretamente o véu islâmico.

As mobilizações se intensificaram nos últimos dois dias, com manifestações e greves em lembrança dos protestos de 2019 provocados pelos aumentos de combustível em que 300 pessoas foram mortas, de acordo com a ONG Anistia Internacional.

Até agora, cinco pessoas foram condenadas à morte por terem participado nos protestos, enquanto cerca de 2 mil foram acusadas de vários delitos. Além disso, pelo menos 326 pessoas, incluindo 43 menores de idade, foram mortas na repressão policial, de acordo com a ONG Iran Human Rights, com sede em Oslo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade