Três palestinos foram mortos hoje em um ataque israelense no norte da Faixa de Gaza, segundo Muawiya Hassanein, chefe local dos serviços de emergência. Os corpos das vítimas foram levados para o necrotério de Cidade de Gaza, disse Hassanein.
Os militares israelenses informaram que realizaram um ataque aéreo na área cerca de uma hora após dois foguetes improvisados serem lançados de Gaza. Não há informações sobre feridos por esses foguetes.
Em outro episódio, tropas israelenses mataram a tiros hoje dois homens armados palestinos que se infiltraram no sul de Israel, afirmou uma porta-voz do Exército israelense. A dupla veio da Faixa de Gaza.
A porta-voz disse que os homens foram identificados em Nirim, uma área no setor sul da fronteira israelense, que não fica distante da cidade de Khan Yunis, na Faixa de Gaza. "Houve uma troca de tiros na qual eles foram mortos", relatou a funcionária. Segundo ela, nenhum israelense ficou ferido.
O grupo palestino Jihad Islâmica reivindicou responsabilidade pela ação. Menos de duas semanas atrás, dois jovens foram mortos a tiros após cruzarem a fronteira.
O movimento islâmico Hamas, que controla Gaza desde 2007, tenta preservar a calma no território desde o violento ataque militar israelense na Faixa de Gaza, em janeiro de 2009. Grupos menores, porém, lançam foguetes e trocam fogo com tropas israelenses eventualmente.
Não está claro se a ação desta terça-feira está relacionada ao incidente com uma flotilha que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Neste caso, ocorrido no dia anterior, nove ativistas foram mortos por tropas israelenses. As informações são da Dow Jones.