Um ataque supostamente provocado por rebeldes maoistas neste domingo matou ao menos dez policiais que estavam em um comboio no leste da Índia. Outros dez deles, especialmente treinados para combater os insurgentes, ficaram feridos na explosão de uma mina terrestre em uma estrada montanhosa perto de Mantriamba, um vilarejo 525 quilômetros ao sul de Bhubaneshwar, capital do Estado de Orissa, afirmou Prakash Mishra, vice-inspetor-geral de polícia.
Ninguém reivindicou a autoria do ataque, mas a polícia culpou os insurgentes pela explosão. Rebeldes supostamente detonaram a mina terrestre assim que o comboio de três ônibus - que transportava quase 70 policiais -, chegou na área para combater a presença maoista, acrescentou Mishra.
O primeiro veículo atingido pela explosão foi completamente destruído, com nove policiais mortos e outros três gravemente feridos, segundo ele. Os passageiros nos outros dois ônibus trocaram tiros com os atacantes, que conseguiram fugir na floresta, explicou Mishra.
Os policiais faziam parte da "Operação Caça Verde" do governo, cujo objetivo é combater os militantes escondidos mata adentro. O ataque aconteceu no dia em que Palaniappan
Chidambaram, ministro indiano da Habitação, visitou um reduto rebelde no Estado vizinho de West Bengal, onde reavaliou o progresso da ofensiva, lançada em fevereiro.