Ao menos 14 policiais foram mortos nesta segunda-feira em uma estrada no norte da Colômbia quando guerrilheiros de esquerda detonaram explosivos no momento em que o veículo que os transportava passou pela rodovia num dos piores ataques contra a pol!cia nos últimos meses.
A direção geral da polícia informou que o ataque, realizado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ocorreu nas proximidades do vilarejo de Atanquez, uma comunidade indígena no departamento de Cesar, a 650 quilômetros ao norte de Bogotá.
Nessa região há forte presença de guerrilheiros de esquerda e de paramilatares de extrema direita, ambos considerados organizações terroristas pelos Estados Unidos e pela União Européia e que obtêm financiamentos milionários oriundos do narcotráfico. Só neste ano, mais de 200 membros das forças militares e policiais colombianas foram mortos em ataques da guerrilha.
Na região em que ocorreu o atentado existem plantações de folha de coca, matéria-prima da cocaína e razão que leva os grupos armados a disputarem seu controle territorial em meio a um conflito interno que já dura 41 anos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura