Pelo menos cinco soldados iemenitas morreram nesta madrugada em um ataque armado de supostos membros de Al Qaeda contra um posto de controle militar na província de Shabua, no sul do Iêmen, informou neste domingo à Agência Efe uma fonte dos serviços de segurança.
Os agressores atacaram de surpresa os militares quando dormiam junto ao posto de controle na região de Rodum, no porto de exportação de gás de Balhaf, 570 quilômetros a sudeste de Sana.
Os terroristas abriram fogo com metralhadoras contra os militares, que pertenciam a uma brigada especial encarregada de vigiar as instalações de petróleo e gás, e fugiram.
A fonte não descartou que o ataque seja vingança pelas últimas operações contra militantes da Al Qaeda, nas quais foram usados aviões não tripulados americanos.
Washington pediu na última terça-feira aos americanos que deixassem o Iêmen imediatamente devido a uma grave ameaça terrorista no país, enquanto Londres retirou de maneira temporária todo o pessoal de sua embaixada em Sana.
A Embaixada dos EUA em território iemenita permaneceu fechada neste domingo, ao contrário de outras legações diplomáticas americanas que já abriram suas portas após o alerta feito há uma semana, que levou ao fechamento de 20 sedes, sobretudo no Oriente Médio, diante de uma ameaça terrorista.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana