Cerca de 60 pessoas morreram e outras 80 ficaram feridas neste sábado em um ataque da tribo árabe Al Reziqat contra o clã Al Bani Hussein na província de Darfur do Norte, no Sudão, informou à Agência Efe um dirigente do segundo clã.

CARREGANDO :)

Mohammed al Hassan, um dos líderes do Al Bani Hussein, explicou por telefone que combatentes da tribo rival, a bordo de um veículo e montando cavalos, invadiram a cidade de Al Sarif, no oeste do país.

Em Al Sarif haviam se refugiado membros do Al Bani Hussein que fugiram de outras regiões após o início dos confrontos entre os dois clãs rivais pelo controle de uma mina de ouro.

Publicidade

Hassan disse que os milicianos da tribo Al Reziqat abriram fogo com armas automáticas e queimaram alguns corpos, entre eles os de mulheres e crianças.

Sem esconder as lágrimas, o líder tribal qualificou o episódio como "tragédia" e "genocídio", e acusou as autoridades sudanesas de negligência em proteger seu clã.

As duas tribos assinaram um pacto em janeiro do ano passado para cessar os ataques recíprocos, depois que violentos confrontos naquele mesmo mês deixaram dezenas de mortos e provocaram um êxodo em massa de civis.