Um atentado suicida com carro-bomba nas proximidades de uma base norte-americana no leste do Afeganistão resultou na morte de um afegão e deixou pelo menos seis feridos nesta segunda-feira (20), informaram funcionários do governo. O alvo do ataque era a Base de Operações Avançadas Chapman, na cidade de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, disse o comandante tenente James Gater, porta-voz da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão. O ministério do Interior informou que um afegão morreu e que seis ficaram feridos no ataque.
Um segundo suicida estava esperando a chegada de equipes de socorro para realizar um outro ataque, mas foi descoberto pela polícia e suicidou-se com a detonação dos explosivos antes da hora, disse o ministério em comunicado. No mês passado, um caminhão carregado com explosivos explodiu do lado de fora e outro posto militar na Província de Khost, matando 14 crianças afegãs. A violência tem aumentado no Afeganistão nos últimos dois anos.
O presidente eleito Barack Obama prometeu aumentar o foco dos Estados Unidos na situação do país enquanto diminui a quantidade de soldados no Iraque. Os Estados Unidos disseram que enviarão mais 30 mil militares para o Afeganistão em 2009, dentre eles mais 3 mil soldados para duas Províncias próximas a Cabul, onde há domínio dos militantes. Atualmente, os Estados Unidos têm cerca de 32 mil soldados no Afeganistão.