Um atentado suicida com carro-bomba nas proximidades de uma base norte-americana no leste do Afeganistão resultou na morte de um afegão e deixou pelo menos seis feridos nesta segunda-feira (20), informaram funcionários do governo. O alvo do ataque era a Base de Operações Avançadas Chapman, na cidade de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, disse o comandante tenente James Gater, porta-voz da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão. O ministério do Interior informou que um afegão morreu e que seis ficaram feridos no ataque.
Um segundo suicida estava esperando a chegada de equipes de socorro para realizar um outro ataque, mas foi descoberto pela polícia e suicidou-se com a detonação dos explosivos antes da hora, disse o ministério em comunicado. No mês passado, um caminhão carregado com explosivos explodiu do lado de fora e outro posto militar na Província de Khost, matando 14 crianças afegãs. A violência tem aumentado no Afeganistão nos últimos dois anos.
O presidente eleito Barack Obama prometeu aumentar o foco dos Estados Unidos na situação do país enquanto diminui a quantidade de soldados no Iraque. Os Estados Unidos disseram que enviarão mais 30 mil militares para o Afeganistão em 2009, dentre eles mais 3 mil soldados para duas Províncias próximas a Cabul, onde há domínio dos militantes. Atualmente, os Estados Unidos têm cerca de 32 mil soldados no Afeganistão.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink