O grupo terrorista libanês Hezbollah lançou ataques com drones contendo explosivos no norte de Israel neste domingo (23), ação que deixou um soldado das forças de Defesa (FDI) gravemente ferido.
Além do ataque partindo do Líbano, o Exército israelense afirmou ter abatido um avião não tripulado vindo do Iraque em direção ao país.
No primeiro episódio, um drone carregado com explosivos foi lançado do Líbano e atingiu uma área perto da comunidade de Beit Hillel, no norte de Israel, informaram as autoridades militares e locais.
O Hezbollah assumiu a responsabilidade pelo ataque aéreo e afirmou que tinha como alvo uma base militar israelense adjacente à comunidade.
Várias horas depois, outro drone aparentemente lançado pelo Hezbollah foi abatido sobre a Baixa Galileia, perto de uma "instalação de defesa sensível", disse as FDI.
De acordo com um comunicado militar, o dispositivo entrou no espaço aéreo israelense vindo do Líbano, mas as sirenes de infiltração de drones não soaram “de acordo com o protocolo”.
Neste sábado (22), as forças militares israelenses lançaram caças no sul do Líbano, atingindo um prédio e um posto de observação usado pelo Hezbollah em Kafr Kila, no sul do país fronteiriço.
Um ataque separado teve como alvo um grupo de agentes terroristas do Hezbollah em Taybeh, acrescentaram os militares.