Bagdá (AFP/EFE) Uma ofensiva norte-americana em Ramadi, a oeste de Bagdá, deixou 70 supostos rebeldes mortos. Já a ação do Exército iraquiano terminou, segundo relatos oficiais, na morte de 11 rebeldes que atuavam no chamado triângulo sunita, reduto da insurgência localizado a oeste de Bagdá e cujo principal foco é a cidade de Faluja.
A ofensiva norte-americana em Ramadi, cidade qeu fica cerca de 100 quilômetros ao oeste de Bagdá, na conflituosa província de Al Anbar, foi feita em três ataques sucessivos no norte e no centro da cidade, segundo relatos do comando norte-americano.
Al Anbar, especificamente o vale do Rio Eufrates, que atravessa a província, é onde supostamente se esconde o terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, que lidera a Al Qaeda no Iraque e, segundo os EUA, mantém ligações com Osama bin Laden.
De acordo com a nota oficial, na operação iniciada no domingo, os militares contaram com o apoio de helicópteros de artilharia Cobra e aviões de combate F-15 e F/A-18. Os militares dizem que 20 supostos terroristas morreram ao tentar colocar uma bomba no mesmo lugar onde outro artefato tinha matado cinco soldados norte-americanos no sábado. Os homens foram descobertos por um F-15 que patrulhava a região. O avião lançou uma bomba de precisão que matou todo o grupo. Na região de Abu Faraó, norte de Ramadi, um grupo de homens armados foi encontrado por um helicóptero Cobra, que abriu fogo e provocou a morte de dez rebeldes.
Segundo o comunicado, os homens, "em idade militar", estavam "se concentrando nas imediações de um apartamento usado pelos terroristas". Mais tarde, quando um grupo de 35 a 40 homens escapava dessa região com uma carga de armas e munição, foram localizados por um F/A-18, que matou todos eles com uma bomba guiada de precisão.
Em um terceiro incidente no centro de Ramadi, um grupo de homens com lança-granadas enfrentou os soldados norte-americanos. A nota garante que não há baixas nas forças da coalizão, que prepararam seus ataques "com o objetivo de minimizar a possibilidade de danos" para os civis.
Ação iraquiana
O Exército iraquiano, por sua vez, anunciou que além dos 11 rebeldes, suas operações no triângulo sunita resultaram na prisão de outros 70 insurgentes e na apreensão de uma grande quantidade de armamento, munição e cargas explosivas.