Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra

Ataque russo com drones atinge porto ucraniano em Odessa

Uma foto disponibilizada pelo Serviço de Emergência da Ucrânia mostra equipes de resgate trabalhando na área onde drones atingiram a infraestrutura portuária do Rio Danúbio.. (Foto: EFE/EPA/Emergency Service of Ukraine)

Ouça este conteúdo

Forças russas lançaram ataques aéreos a um porto na região de Odessa, no sul da Ucrânia, próximo à fronteira com a Romênia.

Segundo informações do jornal norte-americano The New York Times, o porta-voz da administração militar de Odessa, Serhii Bratchuk, disse que a infraestrutura portuária no rio Danúbio foi atingida e dois funcionários ficaram feridos no ataque.

O ataque durou mais de três horas e envolveu mais de duas dezenas de drones.

Ainda segundo o NYT, Bratchuk não especificou onde exatamente ocorreram os ataques, mas a mídia ucraniana relatou explosões na cidade portuária de Reni, no Danúbio, próximo à fronteira com a Romênia.

Este foi o mais recente bombardeio contra a infraestrutura portuária ucraniana desde que Moscou desistiu do acordo que permitia a passagem segura de grãos ucranianos pelo Mar Negro.

O Ministério da Defesa da Rússia alegou que os drones atingiram instalações de armazenamento de combustível, mas a alegação não pôde ser verificada de forma independente, segundo o NYT.

O ataque acontece às vésperas do encontro dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. A reunião dos dois líderes deve ocorrer nesta segunda-feira (4) na cidade russa de Sochi.

O encontro é uma tentativa de discutir a retomada do acordo de exportação de grãos da Ucrânia pelo Mar Negro mesmo durante a guerra, compromisso que durante um ano ajudou a aliviar uma crise global de alimentos.

O movimento russo de atacar uma região próxima à Romênia representa um risco, já que o país é integrante da OTAN e, portanto, é território abrangido pelo compromisso da aliança militar com a segurança coletiva dos membros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.