Dois suicidas detonaram ontem explosivos do lado de fora de uma igreja histórica cristã no noroeste do Paquistão, deixando 75 mortos. Este é o mais violento ataque no país de minoria cristã. Um braço do grupo militante extremista Taleban no Paquistão assumiu a responsabilidade pelo ataque na cidade de Peshawar, prometendo atingir outros alvos não muçulmanos até que os EUA interrompam os ataques por drones, aviões não tripulados, em regiões tribais remotas.
O mais recente ataque por drone conduzido ocorreu ontem, quando mísseis atingiram dois complexos na região tribal de Waziristão do Norte, deixando seus supostos militantes mortos, afirmaram oficiais da inteligência do Paquistão.
Pressão
O ataque na igreja de Todos os Santos, que também deixou 110 pessoas feridas, mostra a pressão dos talebans paquistaneses no momento em que o governo busca um acordo de paz com o grupo. O atentado deve intensificar as críticas daqueles que dizem ser um erro negociar com o Taleban. Os frequentadores da igreja saíam para receber um prato de arroz que seria oferecido do lado de fora.